DATAESPORTE

EXCLUSIVA FERRAMENTA DE MARKETING PARA AVALIAR, ADEQUAR E MENSURAR INVESTIMENTOS EM MARKETING ESPORTIVO.
 
SEGURA E EFICIENTE COMO UM PLANO DE MÍDIA BEM FEITO.
Quando se faz um investimento, o objetivo é ter um retorno compatível.
E para que o retorno do investimento seja mais previsível e seguro, é necessário saber onde, e qual a razão do investimento.
 
Para um anunciante investir numa programação de mídia por exemplo, estão à disposição todas as informações necessárias sobre cobertura, audiência, qualificação da audiência, afinidade, custo por mil etc.
 
Assim, agência e cliente conseguem determinar o investimento (onde, como e qual a razão) de acordo com os resultados esperados. Dessa forma, se planejam colocar um anúncio de uma página no jornal, sabem qual o resultado esperado e se vale ou não a pena.
 
No marketing esportivo também precisa ser assim.
 
Como fazer um investimento em patrocínio sem saber quem pratica a modalidade, quem acompanha, quem torce, quem é apaixonado, quem consome?
E a quantidade dessas pessoas? E a qualificação socioeconômica? E as outras qualificações todas?
Patrocínio é investimento, não é caridade.
 
Mas onde obter estas informações sobre o esporte?
Normalmente os promotores, atletas, federações e clubes não têm esses dados para apresentar às agências e possíveis patrocinadores.
E como eles podem investir sem saber qual o retorno esperado? Novamente, patrocínio é investimento, não caridade.
 
Não é viável fazer pesquisas e levantamentos de mercado a cada análise de proposta de patrocínio ou planejamento estratégico para investir no esporte.
Muitas vezes esses estudos demandam tempo e dinheiro incompatíveis com a ação.
 
É aqui que o DATAESPORTE® entra para resolver o problema.
 
O DATAESPORTE® é uma exclusiva ferramenta de marketing para avaliar, adequar e mensurar investimentos em marketing esportivo.
Segura e eficiente como um plano de mídia bem feito.
 
Desenvolvido pela J.Cocco Sport Marketing, o DATAESPORTE® analisa as modalidades esportivas através de vinte critérios para determinar quais as mais adequadas a cada tipo de patrocinador ou ação de marketing esportivo.

Modalidades esportivas estudadas e analisadas

 
As modalidades esportivas estudadas e avaliadas pelo DATAESPORTE® são:
1. Atletismo
2. Automobilismo
3. Badminton
4. Basketball
5. Beisebol e Softbol
6. Bicicross
7. Boliche
8. Boxe
9. Caça e Tiro
10. Canoagem
11. Capoeira
12. Ciclismo
13. Culturismo e musculação
14. Desporto Universitário
15. Desportos Aquáticos
16. Desportos na Neve
17. Desportos no Gelo
18. Esgrima
19. Esqui Aquático
20. Futebol
21. Futebol de Salão
22. Ginástica
23. Golfe
24. Handebol
25. Hipismo
26. Hóquei e Patinação
27. Hóquei Grama e Indoor
28. Jiu-Jitsu
29. Judô
30. Karatê
31. Kung Fu / Wushu
32. Levantamento de Peso
33. Lutas Associadas
34. MMA
35. Motociclismo
36. Orientação
37. Pára-quedismo
38. Pentatlo Moderno
39. Pesca e Subaquáticos
40. Polo
41. Radicais
42. Remo
43. Rugby
44. Skate
45. Squash
46. Surf
47. Taekwondo
48. Tênis
49. Tênis de mesa
50. Tiro com Arco
51. Tiro Esportivo
52. Triathlon
53. Vela e Motor
54. Voleibol
55. Vôo a Vela
56. Xadrez
 
Em estudos:
57. Peteca
58. Bolão
59. Balonismo
60. Motocross
61. Outros

Critérios utilizados no estudo

 
Para realizar a análise o DATAESPORTE® utiliza vinte critérios.
As modalidades esportivas têm desempenhos diferentes em cada critério, o que permite, ao final do estudo, definir as mais adequadas de acordo com os objetivos esperados pélos patrocinadores.
 
Os critérios são agrupados em 2 grupos: Grupo Adequação e Grupo Atributos.
A - Grupo Adequação - Empresas 
Nesse grupo são avaliados e analisados os itens de atendimento às necessidades mercadológicas e financeiras das empresas patrocinadoras.

B - Grupo Atributos – Marcas
Nesse grupo são estudados e avaliados os itens que agregam atributos do esporte às marcas a ele ligadas.

 

Grupo Adequação
1. Adequação aos sexos
Capacidade que a modalidade tem em atender aos anseios e necessidades masculinas e femininas.
 
2. Adequação às faixas etárias
Capacidade que a modalidade tem em atender aos anseios e necessidades das diversas faixas etárias.
 
3. Adequação às faixas socioeconômicas
Capacidade que a modalidade tem em atender aos anseios e necessidades das diversas faixas socioeconômicas.
 
4. Cobertura geográfica e população potencial
Área geográfica e respectiva população em que a modalidade esportiva tem presença.
 
5. Consolidação da modalidade
Estágio de consolidação em que a modalidade se encontra: nova, modismo, oportunidade ou já consolidada.
 
6. Cross-marketing possível
Possibilidades de prática de cross-marketing que a modalidade propicia.
 
7. Geração de consumo
Capacidade que a modalidade tem em gerar consumo de produtos e serviços inerentes ou não.
 
8. Ídolos
Quantidade e qualidade de ídolos que ajudam na divulgação do esporte, seu consumo e visibilidade de seus patrocinadores.
 
9. Investimento necessário para conquistar o meio
Estimativa de investimentos necessários para que o patrocinador tenha uma posição de liderança na modalidade.
 
10. Link com a imagem de marcas patrocinadoras
Análise sobre a que marcas patrocinadoras a modalidade está atrelada.
 
11. Oportunidade de negócios no meio
Oportunidades oferecidas ou propiciadas para investimentos, novos produtos, eventos e outras atividades.
 
12. Patrocinadores importantes
Presença de marcas importantes que colaborem para divulgar e qualificar o segmento ou modalidade.
 
13. População praticante
Número e qualificação da população que pratica ou consome a modalidade.
 
14. Qualidade da marca da modalidade
Notabilidade, visibilidade, credibilidade e status da marca da modalidade ou segmento esportivo.
 
15. Visibilidade na mídia
Participação da modalidade ou segmento na mídia, aferindo o seu grau de participação e visibilidade.
 

 

Grupo Atributos
16. Agregação de imagem de jovialidade e modernidade
Atributos que a modalidade tem para agregar imagem de jovialidade e modernidade às marcas patrocinadoras.
 
17. Agregação de imagem de status
Atributos que a modalidade tem para agregar imagem de status às marcas patrocinadoras.
 
18. Agregação de imagem fashion
Atributos que a modalidade tem de agregar imagem fashion às marcas patrocinadoras.
 
19. Agregação de imagem tecnológica
Atributos que a modalidade tem de agregar imagem de tecnologia de ponta às marcas patrocinadoras.
 
20. Brand Experience
Condições que a modalidade oferece para proporcionar experiências únicas com as marcas patrocinadoras.

 

Exemplo de análise

 

Através das informações fornecidas pela empresa ou agência de propaganda e promoções, o DATAESPORTE® calcula um índice para cada modalidade esportiva em relação aos resultados desejados.
 
Ordenando estes índices, do maior ao menor, o sistema define um ranking personalizado de quais as modalidades mais adequadas a receberem o investimento.
 
Veja no exemplo a seguir:
 
Resumo dos dados inseridos na consulta:
Ranking genérico versão agosto/2016:
Após a obtenção do ranking personalizado será feita a sintonia fina para definir com maior detalhamento as modalidades esportivas com adequação aos objetivos fornecidos na consulta.

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